quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Mais uma pescaria








Mais uma vez e após vários dias sem poder ir fazer uma das coisas que mais gosto o tempo parece que deu uma aberta para ir colocar as iscas de molho. Já à vários dias que o meu colega Álvaro, que se encontra em Vila Praia de Âncora de férias, me vinha chateando para ir lá ter com ele para lhe ensinar onde e como pescar. Desde Domingo o mar não deixou pois as marés vivas eram mais que muitas e não se conseguia pescar. A chumbada vinha a fazer surf nas ondas. Ontem o tempo acalmou e lá resolvi meter as canas no carro e ir ter com ele. Chegado a Moledo ele já estava à minha espera. Pegamos no material e siga pró pesqueiro. Ainda andamos um bocado, e na areia o perto parece longe. Preparamos tudo e iscas na água.

- Está a correr - digo eu. Não vou montar a segunda cana, pois se corre com 140g mais vale é esperar que a corrente acalme.
Entretanto e após umass breves trocas de informações a cana do Álvaro leva um safanão.
- Tens peixe. Vai ver.

Pega na cana e começa a recuperar. Como não estava habituado a estas andanças estranhou a força do peixe. Passado algum tempo consegue colocar a seco um belo robalo. Mais de Kg.

Entretanto e naquela azafama não reparei na minha cana e quando pego nela sinto uma chamada do outro lado.

- Tou sim. Sim, sou eu. Queres vir prá praia. Espera aí que o autocarro vai partir já.

Saco um sargo com 25 cm.

Nisto recebo uma mensagem. Era o Miguel (Romeu) a perguntar pela pescaria. Respondo prontamente. 1 Robalo de kg e um sargo.

Iscas no anzol e siga prá água. Desta vez vou ficar com a cana na mão pois está a correr muito. Sinto a chumbada a rolar com a força das ondas e da corrente e vou compensando com a mão dando cana ou recuperando na folga. Nisto sinto dois pequenos toques...

- Andam a mamar, espera aí que já te digo.

Folgo a cana e záaaas, dou-lhe ferro prós dentes. Duas valentes cabeçadas. Alto que temos animal.Puxa daqui, puxa dali. vai pra norte, vai pra sul e passado algum tempo já estava a seco.- Lindo! Este já tem destino traçado...
- Fogo que bicho. Diz o meu colega. Deve ter mais de dois kg.
- Não sei mas deve andar lá perto (tinha 1,960kg pesado em casa hoje de manhã).










Nisto recebo nova mensagem do Miguel e respondo que já tinha saído outro com 2 kg.

Nova mensagem a dizer para acordar pois o sonho era engraçado.
Até ao fim da noite ainda saiu mais três robalos de (dois com +- 500/600g e um que foi devolvido ao remetente) e outro sargo.Como não havia máquina no local só pude tirar foto hoje de manhã. Só trouxe o grande pois o outro peixe dei ao meu colega.Não estava a sonhar Miguel é verdade. Aqui está o grande.


Os rabos que se vêem são de robalos que a minha mulher tinha tirado para descongelar para assar (não confia no pescador ). De manhã quando o viu ficou preocupada pois não cabia no congelador.

2 comentários:

Pedro batalha disse...

Olá amigo Rui(Pisões), parabéns pelo blog e me ter adicionado à lista blogs, irei adicionar também o teu.
Que estes espaços também sirvam de forma didáctica aos que se iniciam nesta modalidade.
Abraço e continuação de boas pescas.

Rui Barroso disse...

Obrigado Pedro.

Vou tentar fazer por isso. Pelo menos será o meu cantinho.